Carros

Quanto custa manter um carro no Brasil?

Quanto custa manter um carro

Você já parou para pensar quanto custa ter um carro?  Quanto é que de fato o seu carro impacta seu orçamento? Eu pergunto isso porque muitas pessoas compram um carro sem ter condições de ter ele.

Ou às vezes quebram todo um planejamento, quebram todo um orçamento por comprar um carro que está acima das suas possibilidades ou que vai comprometer outros objetivos financeiros.

E é muito comum que as pessoas façam estimativas muito abaixo do que realmente vão gastar com o carro. Então, se você quer saber mais sobre quanto custa de fato um carro no orçamento… Quanto custa, de fato, um carro para você, para seu bolso, leia este artigo até o final, porque é sobre isso que vou falar hoje.

Vou colocar aqui exatamente quais seriam todos os custos que você teria com o carro para a gente discutir um pouquinho melhor. De cara eu já antecipo o seguinte:  Isso não é uma crítica a comprar um carro. Lembrando que algumas pessoas tem direito a comprar carro sem imposto. Vale a pena se informar se você tem direito a esse benefício.

Eu acho que se você tem condições, você sabe exatamente quanto aquilo dali impacta no seu orçamento e ainda assim decide ter, tudo bem.

Cada um faz o que quiser com o dinheiro, contanto que saiba de fato o que está fazendo. E contanto que isso não esteja comprometendo objetivos muito maiores, muito mais importantes.

comprar carro sem imposto

Mas quanto custa ter um carro?

Dito tudo isso, vamos saber agora, exatamente, na ponta do lápis quanto custa ter um carro no Brasil.

Para efeito de cálculo, vou considerar um  carro popular na faixa de 30 mil reais. Então, só de seguro, que corresponde a aproximadamente 8% do valor do carro, seriam 2.400 reais. De IPVA que corresponde a aproximadamente 4% do valor do carro, seriam 1.200 reais. De combustível, considerando mil quilômetros por mês, isso daí custaria por ano 4.800 reais.

De estacionamento, que eu utilizei como aproximação uma conta de 100 reais por mês, você gastaria 1.200 reais por ano com estacionamento. De manutenção, que seria troca de óleo, filtro e reparos, eu considerei mil reais por ano. De depreciação, que é a perda do valor do carro nos primeiros anos dele…Isso daí é aproximadamente 12%… Num carro de 30 mil reais, isso corresponderia a 3.600 reais por ano.

E também o custo de oportunidade, que pouca gente fala sobre isso… Mas tente pensar dessa forma: Se o dinheiro que você comprou o carro, em vez de ter comprado um carro tivesse investido (vamos falar de algo bem conservador) com rendimento de 6%, você teria um lucro de 1.800 ao final de 1 ano.

Ao calcular o total geral dos gastos chegamos ao valor de 16 mil reais ao ano, que dá aproximadamente 1.333,33 ao mês.

Ou seja, para manter um carro de 30 mil reais você gasta R$16.000 por ano.

Significa que a cada dois anos você gasta, basicamente, mais do que o valor do carro em si. Dezesseis mil no primeiro ano, 16 mil no segundo ano, daria 32 mil reais, fora a depreciação do carro.

Eu levei em conta nesses cálculos, como eu expliquei na tabela, o custo de oportunidade. Que é se aquele dinheiro não estivesse investido num carro e estivesse numa aplicação financeira, quanto ele daria de retorno. Muita gente esquece de levar em conta esse custo. E isso é muito importante.

Se você tem o dinheiro para comprar o carro, você pode optar por investir o valor e aquele investimento vai trazer mais dinheiro.

Muitas pessoas argumentam que compraram o carro financiado, que não teriam dinheiro para comprar o carro a vista e que então, Então, não teriam esse custo de oportunidade.

Todas as vezes que eu escuto isso respondo: “É pior ainda.”


Você tem o custo com a prestação. Então, se seu carro é financiado, além de todos aqueles gastos que eu falei, que daria 1.300 e poucos reais por mês, ainda teria isso somado à sua prestação. Se for na faixa de 500, 600, 700 reais pode chegar a quase 2 mil reais por mês apenas com automóvel.

Eu expliquei tudo isso porque muitas pessoas não levam em conta todos esses valores na hora de comprar um carro, na hora de fazer uma planilha.

Seja porque está na empolgação de comprar um carro, só quer ver os pontos positivos, não quer nem colocar na ponta do lápis. Seja porque não tem conhecimento sobre isso…

É marinheiro de primeira viagem, nunca teve um carro, não sabe exatamente quais são os custos para ter um. Independente de qual seja seu caso, é importante que você saiba exatamente quanto custa ter um carro para você tomar uma decisão inteligente. Isso é o mais importante.

Você sabe exatamente quanto custa ter um carro, colocou na planilha baseado no valor do seu carro, fez lá suas contas, viu que aquele valor cabe tranquilamente no seu boldo todos os meses  e que aquele valor não vai comprometer seus objetivos financeiros de longo prazo. Seu planejamento para aposentadoria, suas viagens ou seus hobbies, suas experiências e seus outros sonhos, não tem qualquer problema.

Mas a partir do momento que a compra de um carro te impede de poupar dinheiro todos os meses para sua aposentadoria, te impede de poupar dinheiro para comprar um imóvel, te impossibilita de fazer uma grande viagem, de fazer um intercâmbio, de vivenciar as experiências que você sempre sonhou…Por um bem que em pouco tempo você vai sentir que aquilo ali não te dá mais aquela grande satisfação (que pode até ser útil, mas não te satisfaz mais, é importante que você pense duas vezes.

Não é errado comprar um carro.  É errado comprar um carro ou qualquer bem que não caiba no seu orçamento, que comprometa todos seus outros objetivos financeiros e que comprometam as coisas mais importantes que existem na sua vida.

Algumas pessoas tem direito a comprar carro sem imposto. Vale a pena se informar se você tem direito a esse benefício.

Esse texto foi feito para causar uma reflexão sobre isso. Se você já tem o carro e acha que, a partir de agora, isso pode fazer um peso maior no seu orçamento, pense duas vezes.

Se vale a pena vender, se a vale a pena andar de transporte público, de Uber, acesse aqui, ou qualquer outro desses aplicativos que permitem. Vale a pena começar a procurar outras alternativas como apps de carona.

Mas coloca na ponta do lápis para saber exatamente onde isso vai impactar na sua vida. É muito importante que você saiba exatamente quanto custa cada um dos seus sonhos para saber se aquilo ali é viável ou não.

Valor para manter um carro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *