Saúde & Bem Estar

Dicas para dormir melhor

A importância atribuída ao sono é uma unanimidade entre os médicos, inclusive os psiquiatras e os psicólogos.

É preciso que o organismo descanse o suficiente em todas as idades: com isso, as sínteses químicas do cérebro são feitas com qualidade.

As consequências de quando não se dorme bem por longo tempo são sérias: desde depressão e paranoia até debilidade física. Saiba agora algumas técnicas para dormir melhor sempre.

Como dormir melhor

remedio para dormir

Muitos fatores fazem com que o sono seja melhor, mas o principal ponto a ser trabalhado é a disciplina.

É necessário que todos tenham o entendimento de que, a determinada hora, deve-se começar a “desligar” o corpo, diminuindo qualquer estimulante e ficando o mais longe possível da tecnologia.

Sem a disciplina, as outras técnicas para melhorar o sono não alcançam resultado como poderiam.

No geral, é preciso atentar para:

  • Alimentos e horário de alimentação;
  • Qualidade do travesseiro e do colchão;
  • Temperatura;
  • Procedimento para “desligar”.

Os alimentos mais nocivos para quem quer uma boa noite de sono são os estimulantes.

Por isso, é preciso banir refrigerantes e café após as 18h: é melhor substituir essas bebidas por sucos, por água ou, no tempo frio, por um chá.

As comidas muito pesadas também impedem o sono de qualidade; para o jantar, recomenda-se coisas leves e que essa refeição não ocorra depois das 21h, se possível.

Com relação ao travesseiro e ao colchão, é importante que eles tenham uma densidade média, ou seja: se eles forem moles demais, farão com que a coluna fique desalinhada e, se forem muito duros, não proporcionarão descanso.

Além disso, o travesseiro certo é aquele com altura suficiente para deixar o pescoço alinhado à coluna, não podendo ser baixo ou alto demais.

A temperatura do ambiente interfere significativamente para que o sono seja tranquilo.

Por isso, utilizar cobertas de grossura adequada ao clima, deixar as janelas abertas ou usar um ventilador são algumas das coisas a se lembrar.

Para quem mora em lugares secos ou tem problema respiratório, é interessante colocar uma bacia de água no ambiente ou apostar em um umidificador de ar.

Procedimento para “desligar” e dormir bem: o que é?

Trata-se de diminuir a atividade quando se aproxima a hora de dormir. Uma pessoa que costuma se deitar às 23h deve, a partir das 21h, tentar relaxar, ficar em um ambiente com menos luz, etc.

É claro que aquelas que têm filhos, por exemplo, têm mais dificuldade de se “desligar”, mas não é impossível: deixar de lado o celular, concentrar-se em um desenho/filme com as crianças e tomar um chá ou suco de maracujá ajuda bastante.

Tratamento médico para dormir

Se essas medidas não forem suficientes para que a pessoa durma mais facilmente e com mais qualidade, pode haver problemas ainda não identificados. É importante reforçar, no entanto, que a pessoa não deve tomar remedio para dormir por conta própria.

Nesse caso, a recomendação é procurar pela medicina do sono: essa especialidade colherá mais informações sobre os hábitos de descanso dessa pessoa e até pode mapear seu cérebro para identificar porque o sono profundo não é alcançado ou é interrompido facilmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *