Relacionamentos

Como aumentar a intimidade no casamento

Todo homem precisa reconhecer a importância da intimidade emocional em seu casamento. Quando a intimidade emocional está faltando, um casamento pode sofrer. Manter a intimidade emocional requer trabalho e atenção.

Restaurar a intimidade emocional depois que ela é perdida pode ser muito mais difícil do que trabalhar duro para preservá-la ao longo do caminho.

Definindo a intimidade emocional

A intimidade emocional é geralmente definida como uma proximidade na qual ambos os parceiros se sentem seguros e amados e em que a confiança e a comunicação são abundantes.

Quando você é emocionalmente íntimo com seu cônjuge, você se sente como se pudesse ver a alma do outro, conhecendo suas esperanças, sonhos e medos e os entendendo em um nível profundo.

Relacionamentos que carecem de intimidade emocional são frequentemente caracterizados por falta de confiança, má comunicação, segredos e emoções ocultas.

Reconhecendo uma Falta de Intimidade Emocional

Às vezes, os casais não desenvolvem intimidade emocional em primeiro lugar ou a perdem depois de um tempo. Ambos os parceiros têm que trabalhar para manter e construir intimidade.

Se você é um marido emocionalmente indisponível, pode ter alguns dos traços de um homem emocionalmente indisponível.

Frequentemente, os casais não reconhecem os sinais quando falta intimidade emocional.

Por exemplo, uma mulher pode ser surpreendida quando o marido anuncia que quer deixar o casamento. Olhando para trás mais de perto ao longo dos anos de seu casamento, ela pode recordar momentos em que havia uma distância emocional entre eles.

Como aumentar a intimidade em seu casamento

Se o seu casamento parece carecer de intimidade emocional, há uma série de coisas que você e seu parceiro podem fazer para fortalecer e aprofundar a intimidade emocional.

Silencie os dispositivos eletrônicos

Intimidade emocional profunda e significativa em um relacionamento depende da qualidade da interação humana. Mensagens de texto e e-mail são maneiras importantes para você fazer coisas práticas e manter contato quando estiver distante e ocupado demais para conversar.

Mas a comunicação eletrônica não é suficiente para manter uma verdadeira intimidade emocional. Os e-mails de trabalho, mídias sociais e entretenimento podem ser intermináveis ​​e facilmente se transformar em hábitos de distração que interferem em sua interação sólida, humana e individual.

Considere desligar o computador, a televisão, o console de videogame, o telefone celular e o tablet quando estiverem juntos e passar algum tempo conversando, compartilhando e olhando um para o outro nos olhos.

Uma ferramenta usada por muitos casais de sucesso é silenciar seus celulares e deixá-los em uma pequena cesta ou caixa perto da porta quando eles chegam em casa e concordam em deixá-los fora por pelo menos uma hora ou duas quando estão juntos.

Aumente seu tempo juntos

Pode ser difícil encontrar tempo juntos como um casal. Ter filhos em casa pode muitas vezes aumentar essa dificuldade.

Um terapeuta de família compartilhou a ideia de dedicar 30 minutos a cada noite a um tempo ininterrupto com o cônjuge depois que as crianças estão na cama.

Cuidar de tarefas em conjunto, como pratos e compras de supermercado, para que as coisas podem ser feitas mais rapidamente e você pode passar mais tempo juntos como parceiros.

Você pode decidir tomar uma xícara de chá juntos em um horário determinado todo fim de semana para que você possa se sentir relaxado e se envolver em uma boa conversa.

Uma noite de encontro semanal, almoçar juntos uma ou duas vezes por semana ou passeios regulares pelo seu bairro podem aumentar o tempo que você passa juntos.

Dedicar tempo para focar um no outro sem as crianças ou outras distrações é fundamental para manter a intimidade emocional.

Passe segurança para o seu cônjuge

Depois de anos juntos, os casais inevitavelmente aprendem o que pode prejudicar seus parceiros.

Parceiros amáveis ​​e amorosos que evitam ferir-se mutuamente ajudam-se mutuamente a sentirem-se amados, valorizados e seguros. Quando tornamos o ambiente seguro para nossos cônjuges, a intimidade emocional encontra seu lugar.

Infelizmente, muitas pessoas experimentaram hostilidade daqueles em quem confiavam, sentiram-se mal ou aprenderam maus hábitos de relacionamento.

Se você tem o hábito de menosprezar ou atacar emocionalmente aqueles que estão próximos a você, esses hábitos vão sabotar a intimidade, criando um muro em seu casamento.

Leiam um bom livro juntos

Ler um livro juntos e discutir o que você está lendo pode ser um bom veículo para aumentar a intimidade emocional. Existem alguns grandes livros sobre o fortalecimento do casamento que você pode ler juntos, mas você também pode escolher um romance, uma biografia ou um livro sobre um interesse comum.

Uma dica interessante é o Livro Casamento de Sucesso. O fato de vocês estarem lendo juntos e conversando sobre o que você lê pode fortalecer os aspectos de confiança e comunicação da intimidade emocional, dando a você uma chance de compartilhar seus sentimentos e insights sem julgar um ao outro.

Busque um equilíbrio entre o eu e o casal

Os relacionamentos matrimoniais mais fortes têm dois parceiros interdependentes. Cada um tem hobbies, uma vida profissional ou uma vida social, e eles se reúnem para investir no relacionamento conjugal.

O excesso de união pode ser uma coisa ruim se privar o relacionamento da energia e das experiências que a interdependência traz.

Portanto, certifique-se de ter um bom auto cuidado como marido e pai e permita que seu cônjuge faça o mesmo. E então se com certeza vocês se tornarão um casal seguro e confiante.

Coloque junto uma “lista de diversão”

O conselheiro Dr. Tony Ferretti recomenda que os casais reúnam o que uma lista de coisas que o casal gosta de fazer juntos, e depois arranjar tempo para fazer as coisas na lista de diversão.

Gastar tempo em atividades que vocês desfrutam juntos pode construir memórias e experiências compartilhadas enquanto fortalece a intimidade emocional.

Pense em coisas que você fez quando estava namorando ou em recém-casados ​​que fizeram você aproveitar o tempo juntos, e considere colocá-los na sua lista de diversão.

Explore atividades que você sempre quis experimentar. Em seguida, certifique-se de que você está fazendo algo na lista de diversão regularmente.

Peça ajuda quando precisar

Se você sentir que seu relacionamento emocional está indo para baixo, talvez queira considerar a ajuda de um terapeuta familiar.

Você pode ter se distanciado, machucado um ao outro sem querer, evitado intimidade por motivos pessoais ou distraído pelas exigências da vida. Esses problemas podem ser resolvidos com dedicação, tempo e atenção sincera.

O retorno da intimidade emocional

Ter fortes laços emocionais em um relacionamento matrimonial é importante e vale o esforço. Tomar algumas medidas na direção do fortalecimento da intimidade emocional no casamento é uma coisa vital a se fazer e demonstra seu compromisso com um casamento longo, forte e feliz.

E esse casamento forte ajuda você a ser um pai e um homem melhores, além de ser um marido incrível.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *