Saúde & Bem Estar

7 Dicas para um Equilíbrio Hormonal Natural

O estrogênio é o hormônio que faz  de nós mulheres e é essencial para manter o nosso corpo funcionando perfeitamente. No entanto, o excesso de estrogênio pode resultar em uma condição chamada dominância de estrogênio, o que pode tornar a perda de gordura mais um desafio e impactar negativamente seus sentimentos de bem-estar . A dominância de  estrogênio é provocada por um desequilíbrio entre a quantidade de estrogênio e a quantidade de progesterona (que são os dois hormônios femininos primários secretados pelo ovário) presente no corpo.

O estrogênio tem um papel  importante na reprodução e regulação da ovulação (nosso ciclo mensal). O estrogênio é na verdade o nome dado a um grupo de hormônios. Uma proporção equilibrada de vários hormônios estrogênios é necessária para uma boa saúde. O outro hormônio feminino( progesterona) equilibra o estrogênio em nossos corpos.

Confira as dicas para regular seus hormônios

Mantenha o equilíbrio hormonal com a progesterona

A progesterona desempenha um papel importante no desenvolvimento fetal durante a gravidez, assegurando um efeito protetor contra os efeitos do crescimento do estrogênio. Quando a progesterona é secretada, a ovulação é impedida de acontecer. A progesterona também é segregada durante a fase lútea do ciclo. A progesterona funciona como um antagonista do estrogênio. Enquanto o estrogênio pode aumentar a gordura corporal, desacelerando o metabolismo , aumentando o  inchaço e a retenção de água, a progesterona pode realmente ajudar o seu corpo a utilizar gordura como fonte de energia, aumentando o metabolismo, reduzindo o inchaço e até mesmo reduzindo a retenção de água.

À medida que envelhecemos , os efeitos do excesso de estrogênio se torna mais relevante. Entre as idades de 35 e 50 anos, há uma redução significativa na produção de progesterona no corpo. O estrogênio diminui de forma mais lenta. Com essa queda, pode haver progesterona insuficiente para contrabalancear o estrogênio, o que pode levar a dominância de estrogênio.

Dito isto, a dominância de estrogênio também pode ocorrer em mulheres mais jovens, como resultado de desequilíbrios bioquímicos, genéticos e do meio ambiente. Há uma série de medidas que você pode fazer para ajudar a manter o níveis de estrogênio e progesterona em equilíbrio. Considere os seguintes itens:

Ambiente

O ambiente em que vivemos é carregado com xenoestrogênios, encontrados em pesticidas colocados no alimento que comemos, plásticos, combustíveis e produtos de higiene pessoal. Xenoestrogênios são substâncias químicas artificiais que agem como o estrogênio no corpo. Reduza sua exposição a xenoestrogênios nocivos usando recipientes livres de BPA, escolhendo alimentos orgânicos e sabonetes livres de sulfato.

Medicação

Se você estiver usando pílula para o controle de natalidade ou realizando reposição hormonal, pode estar fornecendo a seu corpo com uma forma sintética de estrogênio. Tem sido demonstrado que a terapia hormonal pode afetar a sensibilidade a insulina, no metabolismo de carboidratos, intolerância à glicose e causar alterações nos níveis de colesterol. Converse com seu médico a respeito de opções com baixas doses de estrogênio.

Comida

Se você não está comprando alimentos orgânicos, carnes livres de hormônios, aves ou produtos lácteos, as chances são de que a sua alimentação pode conter uma maior quantidade de  hormônio estrogênio, toxinas de pesticidas, antibióticos e hormônios de crescimento como resultado da alimentação fornecida aos animais nos criadouros. Isso também vale para as frutas e legumes que foram pulverizados com agrotóxicos. Certifique-se de comprar produtos orgânicos sempre que possível.

Estresse

O estresse pode resultar em níveis mais altos de cortisol, reduzir os níveis de insulina, interromper os  hormônios que queimam gordura, e também aumentar o estrogênio. O corpo usa progesterona para produzir cortisol quando está sob stress. Isso pode prejudicar a capacidade do seu corpo para regular o açúcar  no sangue, causando maiores desejos por alimentos açucarados , bem como afetar a capacidade do seu corpo para processar carboidratos. O excesso de estrogênio e cortisol também pode causar  distúrbios no sono. Falta de sono pode reduzir a recuperação, e têm um impacto direto sobre a sua capacidade para perder peso. Tenha  pelo menos 8 horas de sono todas as noites livres de estresse através da realização de yoga ou de mediação.

O excesso de gordura corporal

A gordura contém enzimas que  transformam o hormônio testosterona, responsável pelo crescimento muscular, em estrogênio. Estes processo é chamado de aromatização. Quanto mais gordura corporal você tem,  mais aromatização ocorre, o que pode levar a um aumento  e desequilíbrio nos níveis de estrogênio em relação ao progesterona. Além disso, o estrogênio presente na gordura do corpo pode realmente bloquear as enzimas responsáveis ​​pela quebra de gordura, incluindo a regulação do HSL, ou lipase-hormônio sensível, e bloqueio da LPL ou lipoproteína lipase. Praticar exercícios regularmente é a chave! O exercício pode ter um impacto significativo na redução dos níveis de estrogênio (confira aqui: https://www.natue.com.br/natuelife/estrogenio-conheca-as-funcoes-desse-hormonio-feminino.html ), para não mencionar a redução do estresse e melhoria na sensibilidade à insulina.

Dieta pobre em fibras

Se você está seguindo uma dieta pobre em fibras e rica em açúcar  refinado, você pode aumentar o estrogênio no corpo. Pesquisas mostraram que as mulheres com uma dieta rica em fibras têm níveis mais baixos de estrogênio circulante. Tenha uma dieta rica em fibras, incluindo uma variedade de grãos integrais orgânicos, frutas e legumes. Algumas boas fontes de fibras incluem feijão, frutas, aveia, batata doce, brócolis e folhas verdes escuras! A ingestão diária recomendada de fibra é de 25 gramas.

 

One Comment

  1. Bom dia estou com cisto no ovario esquerdo a medica me passou pilula mais nao me dou muito bem .existe alguma maneira natural de tratar desse problema?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *