Programas Sociais

Quais os requisitos para ser aprovado no Bolsa Família?

Há milhões de brasileiros ajudados mensalmente pelo Ministério do Desenvolvimento Social por meio do Bolsa Família, mas também há muitas famílias que querem pedir esse benefício e não sabem se o conseguiriam.

Disponibilizado desde 2007, esse programa tem alguns requisitos importantes que as famílias solicitantes precisam conhecer e que são determinantes para elas serem aprovadas.

Quais os critérios para ser aprovado no Bolsa Família?

O parâmetro do Ministério do Desenvolvimento Social para o consulta bolsa familia é a renda familiar per capita: só podem requisitar esse benefício quem está em situação de pobreza ou de pobreza extrema.

Desse modo, as famílias precisam ter rendimentos de até R$ 170,00 para serem aptas ao Bolsa Família. Se houver mulheres amamentando, crianças ou jovens com menos de 17 anos e grávidas, esse benefício pode ser acumulado temporariamente.

Ter a documentação requisitada também ajuda quem quer ser aprovado no Bolsa Família. Deve-se possuir certidão de nascimento de todos os filhos, comprovante de endereço, título de eleitor, CPF, frequência escolar de cada criança, comprovante de renda, certidão de casamento ou nascimento, carteira de trabalho e RG.

O solicitante que não tiver algum desses documentos precisará ser orientado Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

O que faz com que o Bolsa Família seja suspenso ou negado?

Algumas das condutas da família podem fazer com que o Ministério do Desenvolvimento Social não forneça esse benefício ou que o suspenda e uma delas é não ter a frequência escolar mínima.

As grávidas cadastradas no Bolsa Família que não fazem o acompanhamento pré-natal também podem perder o benefício e é obrigatório que as famílias mantenham as crianças vacinadas.

Requisitando o benefício do Bolsa Família

consulta bolsa familiaPara estar no Bolsa Família é preciso ir ao CRAS da cidade com os documentos mencionados e, preferencialmente, com a carteira de vacinação das crianças também.

Essa família será cadastrada pelo órgão e demorará até 3 meses para que o governo federal conceda seu Bolsa Família ou não.

Dado o benefício, o cidadão vai retirá-lo sempre na Caixa Econômica Federal, que fornece o Cartão Cidadão para isso. O Ministério do Desenvolvimento Social utiliza um calendário para que todos os beneficiários do programa tenham seu depósito e esse calendário é publicado pela Caixa.

As datas de depósito do Bolsa Família são acompanhadas pelo site da Caixa (http://www.caixa.gov.br/programas-sociais/bolsa-familia/Paginas/default.aspx) e são separadas utilizando-se o número NIS. Os beneficiários podem usar o documento pessoal para sacá-lo, mas precisa ser em uma agência Caixa.

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *