Saúde & Bem Estar

A importância da boa postura

Orlistat Emagrece

Sentado, em pé, correndo, na academia… não importa o lugar nem o que você está fazendo, você sempre vai precisar de uma boa postura para manter seu corpo na linha. O problema é que a maioria de nós não tem uma grande preocupação com a nossa postura e só percebe que talvez estivesse fazendo algo errado depois que sentimos aquela dor nas costas ou dormência na perna.

Mas afinal, qual é a função da postura corporal? E o que fazer para ter a melhor postura possível? Vamos explicar num passo a passo no final do artigo as forma de você deixar a sua postura realmente muito boa, mas antes precisamos explicar algumas coisinhas… Mais do que um nome bonito, a postura corporal é a posição das articulações do seu corpo em um determinado momento, sendo a base de cada movimento que fazemos. Por envolver também o sistema nervoso e os músculos, ela pode ainda determinar o quão bem seu corpo se adapta ao estresse.

Você pode não perceber, mas submete o seu corpo à estresses o tempo todo, ainda mais na era dos smartphones, videogames e computadores pessoais. Alguns desses estresses vem de carregar peso, sentar em posições estranhas ou até mesmo ter que vencer a luta diária contra a gravidade!

O problema é que se não mantemos uma boa postura corporal, os nossos músculos precisam trabalhar mais para nos manter em equilíbrio. Isso acontece porque alguns músculos podem se tornar menos flexíveis ou inibidos e, com o tempo, essas adaptações prejudicam a nossa habilidade de lidar com as forças agindo sobre nós. Para piorar, uma má postura causa um maior desgaste sobre as articulações e ligamentos, aumenta a possibilidade de lesões e torna alguns órgãos, como os pulmões, menos eficientes.

Alguns pesquisadores chegaram a ligar má postura corporal com escoliose, dores de cabeça, dores na costas e maior sensibilidade à dor. Bom… acho que deu pra perceber a importância que uma boa postura tem nas nossas vidas, né?

O que fazer para ter uma boa postura?

Mas agora você deve estar se perguntando: afinal, o que é que eu posso fazer para ter uma boa postura? O primeiro passo é desenvolver uma consciência sobre o seu corpo. Segundo o educador Murat Dalkilinç, quando olhamos para a coluna vertebral pela frente ou por trás, todas as vértebras devem devem aparecer alinhadas em uma linha reta. Se vista de lado, a coluna deve ter três curvas: no pescoço, nos ombros e na lombar. Se estamos sentados, o pescoço deve estar na vertical, os ombros relaxados e os braços junto ao corpo.

Os joelhos devem estar a um ângulo de 90º e os pés, bem apoiados no chão. O corpo dessa forma mantém o centro de gravidade acima da sua base de apoio, diminuindo a fadiga muscular. Uma boa postura é especialmente importante para fortalecer a musculatura que sustenta o seu corpo, como a parede abdominal (ou o core), os estabilizadores da coluna, os glúteos e as pernas.

E como aqui a gente sempre busca melhorar a sua qualidade de vida, vamos dar algumas dicas sobre o que fazer no dia a dia para melhorar a sua postura corporal! Se você usa muito o computador, procure deixar a tela no nível dos olhos e mantenha cotovelos e punhos bem apoiados na mesa.. Caso seja um notebook, use um suporte para subir a altura da tela e prefira usar um mouse em vez do touchpad do computador.

Evite esforços desnecessários! Prefira sapatos sem salto, encoste bem mochilas nas costas, apoiadas em ambos os ombros, e se for levantar algo pesado do chão, faça força com as pernas, mantendo as costas retas. Movimente-se! Se você passa muitas horas sentado, no trabalho ou na faculdade, por exemplo, procure dar uma levantada de tempos em tempos. Andar por cinco minutinhos já aumenta a circulação de sangue das pernas, melhorando a oxigenação de todo o seu corpo. Durma de preferência de lado, virado para a esquerda e apoiando bem a cabeça. Se puder, coloque ainda um travesseiro entre as pernas.

Isso faz com que a pressão exercida sobre o seu coração diminua e ele consiga bombear melhor o sangue, além de relaxar a musculatura lombar e diminuir o refluxo gástrico. Então já sabe: uma boa postura influencia diretamente no seu comportamento e saúde a curto, médio e longo prazo! É muito importante que você mantenha uma boa postura durante o dia, principalmente porque passamos muitas e muitas horas nas mesmas posições. Acredite: o seu corpo agradece!

Como é a postura de vocês? Vocês acham difícil manter o corpo na posição adequada durante o dia? Acharam as dicas úteis? Nos contem nos comentários!

Você pode ler mais sobre Orlistat Emagrece aqui.

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *